O projeto do CT. Foto: Divulgação
O projeto do CT. Foto: Divulgação

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, prometeu inaugurar o tão sonhado centro de treinamento em maio de 2016. As obras, porém, ainda nem começaram, mas nada que abale a confiança de que o prazo será respeitado. Isso porque a burocracia que envolve a licença ambiente está prestes a sair.

Porém, um ano depois de ter convocado a imprensa para divulgar o projeto do CT, pouca coisa mudou. Apesar disso, o vice de projetos especiais, responsável por cuidar desta questão, acredita que mesmo com os R$ 45 milhões necessários para tirá-lo do papel, muito mais precisaria ser feito.

 
 
 

– A obra, realmente, não começou. Mas uma obra começa pelo projeto. Depois tem o licenciamento. É uma das coisas mais importantes. Muitas vezes se reclama na área pública dos aditivos, que são surpresas na área de executar. Isso acontece pois o projeto não é bem feito. Não é o nosso caso. Fizemos o que tínhamos de fazer. Depois, o licenciamento ambiental demorou. Em média, no Estado, é um processo que leva até um ano e meio. Vencemos esta etapa. Houve ainda a necessidade de fazer o comodato de terreno ao lado. Como não há rua na região, precisamos dessa área para poder começar a obra. E foi preciso repetir o pedido de licenciamento ambiental – negando precipitação na divulgação do projeto em março do ano passado:

– Não considero erro. Ficou claro que dependíamos de captação de recursos. O sonho do CT existe há muito tempo, e começamos a torná-lo realidade. Mostramos o projeto, o que havia sido desenvolvido, as dificuldades que enfrentaríamos e estamos cumprindo. Se há um ano tivéssemos os recursos, a situação seria a mesma. Estamos, agora, em condições de começar a obra. Dependemos essencialmente de recursos. Ou obtenção de material. O clube não tem condições de bancar sozinho.

O local tem exatamente 39.369 m² e fica localizado na esquina da Avenida 8 com Avenida 1, em Jacarepaguá, atrás da Escola Sesc, próximo da Avenida Ayrton Senna e da casa de shows Barra Music, famosa por receber muitos jogadores de futebol.


Sem comentários