No Fluminense desde 2009, Gum é hoje mais tricolor do que nunca. Tanto que ele não sabe nem escolher um jogo mais marcante nessa sua longa passagem pelo clube. O zagueiro, ainda mais depois de ficar um longo tempo sem conseguir atuar por conta de seguidos problemas médicos, afirma dar mais valor a cada vez que entra em campo.
– Todos (os jogos são marcantes). Aprendi a valorizar a camisa do Fluminense nesses anos todos. Os títulos e jogos importantes são mais marcantes, mas sempre que entro com a camisa do Fluminense é uma felicidade enorme. Fiquei muito fora e isso faz com que eu valorize mais jogar pelo Fluminense. Foram quatro meses no ano passado, aí joguei aquela partida contra o Cruzeiro e fiquei mais três meses parado agora. São quase oito meses sem jogar. É muito importante para mim honrar a camisa do Fluminense. É a minha maior alegria entrar em campo pelo Fluminense – afirmou.
No ano passado, Gum fraturou a tíbia da perna esquerda em agosto num jogo contra o Coritiba e precisou ser operado. Neste, teve uma apendicite e novamente necessitou de uma intervenção cirúrgica.