Assim como no ano passado, quando perdeu quatro pontos no Campeonato Brasileiro e caiu para a Segunda Divisão por escalar Héverton de maneira irregular na última rodada, a Portuguesa voltou a ser punida pelo mesmo motivo. Agora, foi na Copa do Brasil sub-20. A Lusa perdeu três pontos na competição por ter colocado em campo o jogador Caique sem condições legais.
Desta vez, porém, a incompetência não custou tão caro. Já eliminada por ter perdido em casa para o Atlético-MG por 2 a 0 no Canindé, a Portuguesa perdeu os três pontos em decisão unânime da Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ainda terá de pagar multa de R$ 1 mil.
O jogador atuou no confronto sem ter um contrato registrado na Delegacia Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (DRT), descumprindo o Regulamento Geral das Competições da CBF. O clube coloca a culpa na Federação Paulista de Futebol (FPF).
Vale lembrar que no ano passado a punição no Brasileiro causou enorme repercussão e polêmica por, supostamente, ter beneficiado o Fluminense, que havia sido rebaixado por ter terminado o Brasileiro em 17º lugar. Também não custa destacar que quem acabou de fato salvo foi o Flamengo, pois o Rubro-Negro também escalou irregularmente André Santos na última rodada e teve a mesma punição. Assim, o Tricolor pulou para o 15º lugar, com os rubro-negros em 16º e a Lusa, rebaixada, em 17º.