Nesta segunda-feira completa-se 66 anos de um título histórico do Fluminense. No dia 30 de julho de 1938, com gol antológico de Orlando Pingo de ouro, o Tricolor batia o badalado Expresso da Vitória do Vasco, em General Severiano, e conquistava o Torneio Municipal, competição que precedeu a Taça Guanabara.
À época, o Vasco brigava pelo seu quinto título seguido e chegou ao fim do Torneio Municipal empatado com o Fluminense. A final foi disputada em melhor de três jogos. Nos dois primeiros, o rival mandou a campo seus aspirantes, conhecidos como Expressinho da Vitória. Cada time venceu um.
Na terceira e decisiva partida, o técnico do Vasco, Flavio Costa, escalou seus principais joigadores, como Barbosa, Ademir Menezes, Danilo Alvim, Chico etc. Já o Fluminense, comandado por Ondino Vieira, não se intimidou e chegou ao gol da vitória logo aos oito minutos de jogo na bicicleta antológica de Orlando Pingo de Ouro. O resultado se manteve até o fim.
Veja a ficha técnica do confronto:
Fluminense 1 x 0 Vasco
Data: 30/Junho/1948 – Local: General Severiano (Botafogo F.R.)
Árbitro: Carlos de Oliveira Monteiro “Tijolo”
Público: 14.381 pagantes – Renda: Cr$ 207.072,00
Gol: Orlando Pingo de Ouro aos 8 minutos
Fluminense: Castilho, Pé-de-Valsa e Haroldo; Índio, Mirim e Bigode; Cento-e-Nove, Simões, Rubinho, Orlando Pingo de Ouro e Rodrigues. Técnico: Ondino Vieira.
Vasco: Barbosa, Laerte e Wilson; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir Menezes e Chico. Técnico: Flávio Costa.