Tricolor é o único clube de futebol no mundo a ganhar a maior honraria dos esportes olímpicos
No dia 28 de abril de 1949, há exatos 76 anos, o Fluminense recebeu um comunicado de que seria eternamente honrado com a conquista da Taça Olímpica, considerada o Prêmio Nobel do esporte.
Trata-se de um troféu concedido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a instituições e associações que tenham prestado serviços de extrema importância histórica ao esporte. O Fluminense é o único clube de futebol no mundo que recebeu tal honraria.
A Seleção Brasileira foi formada por iniciativa do Fluminense e seus dirigentes. Em 21 de julho de 1914, no aniversário de 12 anos do Tricolor, a Canarinho entrou em campo pela primeira vez na história contra o Exeter City, da Inglaterra, no estádio de Laranjeiras. O Brasil venceu pelo placar de 2 a 0, com gols de Oswaldo Gomes, jogador do Fluminense, e Osman, do América.
Considerado um dos primeiros grandes ídolos do Fluminense, Preguinho, que marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, defendeu o Tricolor por dez modalidades: futebol, natação, remo, basquete, vôlei, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, hóquei sobre patins e tênis de mesa.
Além disso, a primeira medalha olímpica da história do Brasil veio por intermédio de um atleta do Fluminense. Afrânio da Costa, em 1920, garantiu a medalha de prata na prova de pistola livre 50 metros nos Jogos Olímpicos da Antuérpia.