Treinador disputa três pelo Fluminense em 2025: Sul-Americana, Copa do Brasil e Mundial de clubes
Renato Gaúcho retornou ao Fluminense com o apoio massivo da torcida para uma nova passagem pelo clube. Após a demissão de Mano Menezes, o ídolo, autor do gol de barriga em 1995 e campeão da Copa do Brasil de 2007 pelo Tricolor, foi o escolhido para assumir e carrega em seu currículo dados bastante chamativos no que dizem respeito às Copas, que podem enchem o coração dos torcedores do Fluminense de esperança.
Desde 2016, ou seja, nas últimas nove temporadas, Renato Gaúcho só não chegou ao menos em semifinais de Copas em dois anos: em 2022, quando treinou o Grêmio na Série B do Brasileirão, e no ano passado, em 2024, ano que ficou marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul e que atrapalhou a rotina de jogos e treinos dos clubes gaúchos.
Em todos os outros anos, Renato chegou em semifinais, finais, foi vice-campeão ou campeão da Copa do Brasil e/ou da Libertadores. Durante esse período, ele treinou somente dois clubes: Grêmio e Flamengo. Sua última passagem pelo Fluminense havia sido em 2014. Veja a ficha de Renato desde 2016, sem contar com os títulos estaduais pelo Grêmio:
2016 (Grêmio) – campeão da Copa do Brasil contra o Atlético-MG;
2017 (Grêmio) – campeão da Libertadores contra o Lanús, semifinalista da Copa do Brasil (eliminado pelo campeão Cruzeiro) e 4° colocado no Brasileiro;
2018 (Grêmio) – semifinalista da Libertadores (eliminado pelo campeão River Plate) e 4° colocado no Brasileiro;
2019 (Grêmio) – semifinalista da Libertadores (eliminado pelo campeão Flamengo), semifinalista da Copa do Brasil (eliminado pelo campeão Athletico-PR) e 4° colocado no Brasileiro;
2020 (Grêmio) – vice da Copa do Brasil para o Palmeiras e 6° colocado no Brasileiro;
2021 (Flamengo) – vice da Libertadores contra o Palmeiras, semifinalista da Copa do Brasil (eliminado pelo Athletico-PR) e 2° colocado no Brasileiro;
2022 (Grêmio) – 2° colocado na Série B [não chegou longe nas Copas];
2023 (Grêmio) – Semifinalista da Copa do Brasil (eliminado pelo Flamengo) e 2° colocado no Brasileiro;
2024 (Grêmio) – 14° colocado no Brasileiro [não chegou longe nas Copas].
No Fluminense, Renato, por ora, faz uma campanha tranquila na Copa Sul-Americana, liderando o grupo com 7 pontos. Na próxima semana, o treinador faz sua estreia pelo Tricolor na Copa do Brasil, contra a Aparecidense-GO. O Tricolor passou por Águia de Marabá-PA (na 1ª fase) e Caxias-RS (na 2ª fase) ainda sob o comando de Mano Menezes.
O treinador ainda comandará o Fluminense na Copa Mundial de Clubes, nos EUA, além, é claro, do Campeonato Brasileiro, cuja missão será ao menos conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2026. Em 2008, o técnico foi vice-campeão da mesma competição pelo Tricolor, perdendo para a LDU (EQU) na decisão.