Técnico inicia sua sétima passagem como técnico tricolor
Muito ligado ao Fluminense, Renato Gaúcho inicia neste domingo sua sétima passagem como técnico tricolor. Às 16h, comanda o time diante do Bragantino, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O portal ge lembrou como foram suas outras estreias à frente do Fluzão.
A primeira passagem de Renato no comando do Fluminense foi quando ainda era jogador. Em 1996, o time vivia péssimo momento no Campeonato Brasileiro e o então atacante, principal nome do grupo, estava lesionado. Assim, assumiu o posto no lugar do demitido Cláudio Duarte na reta final da competição nacional. Veja como foram as estreias:
1996 — Fluminense 2 x 1 Internacional
A primeira passagem de Renato Gaúcho como técnico do Fluminense aconteceu em 1996, quando ele atuou como jogador e treinador ao mesmo tempo. A sua missão era salvar a equipe, que lutava contra o rebaixamento. A estreia foi pé quente: vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, no Maracanã. Porém, a passagem foi curta. Vale lembrar que Renato prometeu desfilar pelado na praia de Ipanema em caso de rebaixamento — o que não aconteceu devido a um escândalo de arbitragem envolvendo Ivens Mendes, com Athletico e Corinthians envolvidos.
2002 — Flamengo 5 x 2 Fluminense
A segunda passagem de Renato Gaúcho aconteceu em 2002, agora apenas como treinador. Apesar de a estreia não ter sido boa, com goleada sofrida para o Flamengo, os resultados foram positivos: o Fluminense chegou às semifinais do Brasileirão e, posteriormente, à final do Campeonato Carioca de 2003.
2003 — Athletico 0 x 0 Fluminense
A terceira passagem pelo Fluminense começa no mesmo ano que acabou a segunda. Três meses após ter sido demitido, Renato foi recontratado e foi fundamental para o Tricolor escapar do rebaixamento. Ao todo, foram cinco vitórias, três empates e cinco derrotas. A estreia também foi positiva: empate em 0 a 0 fora de casa com o Athletico.
2007 — Fluminense 1 x 1 Athletico
Renato Gaúcho voltou ao Fluminense quatro anos depois e ganhou seu primeiro título como treinador, a Copa do Brasil de 2007. No caso, no empate em 1 a 1 com o Athletico, no Maracanã, pelas quartas de final da competição. O título garantiu ao Fluminense uma vaga na Conmebol Libertadores de 2008, encerrando uma seca de participações do clube na competição que vinha desde 1985.
2009 — Atlético-MG 2 x 1 Fluminense
Já em 2009, a quinta passagem de Renato Gaúcho foi curta. No Mineirão, o Fluminense seria derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1, o que seria um padrão naquele ano. O Tricolor passou toda a competição dentro da zona de rebaixamento e só escapou após uma arrancada milagrosa na reta final. Renato disputou 12 partidas no Brasileirão, conquistando somente uma vitória, além de cinco empates e seis derrotas.
2014 — Madureira 3 x 2 Fluminense
Na sexta e, até então última passagem, Renato foi vítima da pré-temporada nos Estados Unidos. Por isso, perdeu na reestreia oficial. O Tricolor foi derrotado pelo Madureira por 3 a 2, no Estádio Moça Bonita, em jogo que também marcou a volta do argentino Darío Conca às Laranjeiras. Na ocasião, os jogadores reclamaram do desgaste físico e também do gramado da partida.