Time argentino foi eliminado na segunda fase da principal competição do continente diante do Alianza Lima
Uma das principais forças do continente sul-americano, o Boca Juniors (ARG) está fora da Libertadores e não disputará também a Copa Sul-Americana. Isso porque a equipe argentina, derrotada na final da Liberta pelo Fluminense em 2023, caiu na segunda fase do principal torneio da América do Sul. O algoz foi o Alianza Lima (PER).
Depois de perder por 1 a 0 no Peru, o Boca Juniors recebeu o Alianza Lima em La Bombonera na noite de terça-feira. A vitória de 2 a 1 no tempo regulamentar levou a decisão para os pênaltis e o Alianza Lima levou a melhor por 5 a 4 nas cobranças de penalidades.
O Boca Juniors iria para a Copa Sul-Americana se por exemplo fosse eliminado na terceira fase (a próxima) da Libertadores ou se fosse terceiro na fase de grupos.
No dia 4 de novembro de 2023, Fluminense e Boca Juniors se enfrentaram no Maracanã na decisão da Libertadores naquele ano. Germán Cano abriu o placar para o Tricolor ainda no primeiro tempo e Advíncula empatou para os argentinos no segundo. John Kennedy saiu do banco e fez o gol da vitória do Flu por 2 a 1 no primeiro tempo da prorrogação.
Comandado por Fernando Diniz, o Fluminense jogou a final da Libertadores com: Fábio, Samuel Xavier (Guga), Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli (John Kennedy) e Ganso (lima); Jhon Arias, Keno (David Braz) e Germán Cano.