Comitê de Integração de Ligas debate união dos dois blocos
Se atualmente dois blocos separados tratam seus direitos comerciais, em breve poderão estar no mesmo lado. É o que informa o site da Rádio Itatiaia. De acordo com o veículo, a Liga Forte União (LFU), da qual faz parte o Fluminense, e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) devem intensificar nos próximos meses a criação de uma Liga única para gerir o futebol brasileiro. Um passo importante foi dado na sexta-feira para a retomada das conversas entre os grupos.
A Libra aprovou, em Assembleia Geral, a criação do Comitê de Integração de Ligas. As conversas serão lideradas por Palmeiras, Paysandu, Bragantino e Santos. Presidente da LFU, Marcelo Paz, CEO do Fortaleza, comemorou o passo.
— Recebemos com grande satisfação essa notícia. A LFU sempre defendeu a adoção da Liga Unificada e, por isso, consideramos este ato como um avanço na direção desse caminho. Juntos, os clubes são muito mais fortes. Temos convicção que essa é a melhor solução para o futebol brasileiro – disse.
Na última semana, a LFU finalizou a venda do último pacote dos direitos de transmissão do Brasileiro de 2025 a 2029 para a Rede Globo. Antes, já tinha acertos com Record, Amazon Prime e YouTube (CazéTV). Já a Libra vendeu a totalidade de seus direitos para a Globo.
Por mais que ambos tenham conseguido acordos milionários, entendem que as cifras poderiam ser ainda maiores em caso de uma união.
A LFU tem 11 representantes na Série A do Campeonato Brasileiro. Além de Fluminense, também fazem parte do bloco Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco. Já a Libra tem nove clubes na Primeira Divisão: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória.