No dia 8 de fevereiro de 1975, craque estreava pelo Tricolor com três gols em vitória sobre seu ex-clube, Corinthians
Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial fazia sua estreia pelo Fluminense há exatos 50 anos. Trata-se de Rivellino. Num sábado de carnaval no dia 8 de fevereiro de 1975, o craque entrava em campo com a camisa tricolor pela primeira vez e deu show no Maracanã. Comandou a vitória do Fluzão por 4 a 1 sobre seu ex-clube, o Corinthians, e marcou três gols.
O Fluminense lembrou, via site oficial, como foi a estreia de gala de Rivellino. O jogo era amistoso, mas foi disputado num clima de enorme rivalidade. Valia a Taça João Coelho Netto, o Preguinho, em homenagem aos seus 70 anos. Pouco mais de 40 mil pessoas estiveram presentes ao Maracanã.
A ida de Rivellino para o Fluminense teve um peso na rivalidade e, inclusive, um jogador corintiano foi expulso por agredir o árbitro. Dentro de campo, Riva marcou dois gols no primeiro tempo colocando o Flu na frente. Lance descontou para o Corinthians. No segundo tempo, o campeão mundial de 70 marcou o terceiro num golaço de cobertura. Gil fechou a goleada tricolor em cobrança de pênalti.
Rivellino comandou a Máquina Tricolor na conquista do bicampeonato carioca em 1975 e 1976. Ao todo, disputou 158 jogos pelo Fluminense entre 1975 e 1978. Marcou 57 gols. Além dos títulos estaduais, conquistou ainda a Copa Viña del Mar em 1976, o Torneio de Paris em 1976 e o Troféu Teresa Herrera em 1977.