Fluminense foi superior em grande parte do clássico disputado nesta quarta
Faz o LL! Fluminense e Vasco da Gama se enfrentaram no Campeonato Carioca nesta quarta-feira, no estádio Mané Garrincha, pela oitava rodada da Taça Guanabara. O Tricolor das Laranjeiras venceu o clássico pelo placar de 2 a 1, com gols de Germán Cano e Thiago Silva. Agora o Flu vai a 10 pontos e sobe para sexta posição na tabela.
Apesar da temporada estar apenas no clássico, o Fluminense chegou para o clássico bastante pressionado. Afinal, em caso de novo tropeço, os comandados de Mano Menezes poderiam ficar fora da classificação para as semifinais do Estadual, o que pode complicar a classificação da equipe para a Copa do Brasil de 2026. Cabe ressaltar que os desfalques do Tricolor foram os seguintes atletas: Samuel Xavier (dores na coxa), Renato Augusto (cirurgia no ombro) e Paulo Henrique Ganso (miocardite).
A principal mudança na equipe titular do Fluminense foi a entrada de Riquelme Felipe, conforme vinha cobrando a torcida. O treinador chegou a dizer que o jovem atuava no mesmo lado de Jhon Arias, o que impossibilitava sua utilização. Todavia, o colombiano foi deslocado para o meio-campo e o moleque de Xerém formou o ataque ao lado de Germán Cano e Agustín Canobbio.
O técnico do Fluminense, portanto, fez a opção de colocar os seguintes titulares para o duelo decisivo diante do Cruzmaltino: Fábio; Guga, Thiago Silva, Thiago Santos e Gabriel Fuentes; Martinelli, Hércules e Jhon Arias; Riquelme Felipe, Agustín Canobbio e Germán Cano.
O primeiro tempo do clássico foi bastante animado. Logo no primeiro minuto, o Vasco abriu o placar com Coutinho. Paulinho roubou a bola de Fuentes com facilidade e tocou para Vegetti, que cruzou para o camisa 10 vascaíno. O Fluminense teve um começo preocupante de jogo, mas foi pra cima e conseguiu reagir aos 31 minutos. Em cobrança de falta Jhon Arias, o colombiano cruzou e Thiago Silva deixou tudo igual de cabeça.
Aos 40 minutos, Germán Cano virou para o Tricolor. Fuentes chutou de fora da área e o argentino desviou para os fundos das redes do goleiro Léo Jardim. A melhora do Fluminense no duelo foi tanta que Arias teve chance de fazer o 3 a 1 em lance que estava sozinho, porém perdeu o gol em tentar dar uma cavadinha no goleiro cruzmaltino. A primeira parte, portanto, terminou 2 a 1 para o Time de Guerreiros.
Para o segundo tempo, Mano Menezes manteve o mesmo time. O Tricolor não se contentou com a vantagem mínima. Logo nos primeiros minutos da parte final foi pra cima do Vasco com uma linda tabela. Guga, no entanto, foi travado na finalização. Pelo lado direito ofensivo, Riquelme, livre, criava boas jogadas usando habilidade. Todavia, não conseguiu ser efetivo, já que errava o último passe.
Com o Vasco crescendo no jogo, o comandante do clube das Laranjeiras fez a sua primeira alteração. Tirou o garoto Riquelme e colocou Lima. Arias, com isso, voltou a aparecer no lado direito e Lima fechava a trinca no meio de campo. Nos 20 minutos restantes, saíram Germán Cano e Martinelli (ambos foram bem). Kevin Serna e Bernal entraram nas respectivas vagas. A estratégia de Mano Menezes foi dar mais velocidade ao ataque e aproveitar os espaços dados pelos vascaínos.
Cabe destacar aqui quantidade elevada de faltas do rival, principalmente em Jhon Arias, que estava em todos os lugares do campo. Ou o Tricolor errava o passe final, ou terminava em infração cometida pelo Vasco. O Flu, ainda assim, controlava e o jogo e o adversário não tinha chances. Bernal ainda experimentou de fora. A bola passou no canto direito do gol de Léo Jardim. O rival tentou uma pressão final, mas sem efetividade. Flu foi muito superior e fez boa atuação tática. Arias foi, sem dúvidas, o melhor em campo.
Agora o próximo jogo do Fluminense será novamente um clássico. Desta vez, o Tricolor das Laranjeiras irá encarar o Flamengo. O bola rolará às 16h30 do próximo sábado (8), no estádio do Maracanã, pela nona rodada da Taça Guanabara de 2025.