Contratado pelo Fluminense na janela de transferências do meio do ano, Thiago Silva foi o protagonista da equipe desde a sua estreia. De volta ao seu clube de coração após conquistar diversos títulos na Europa, o zagueiro assumiu a braçadeira de capitão e foi importante dentro e fora de campo, é o escreve o site Globo Esporte em texto dos setoristas Bárbara Mendonça, Giba Perez e Marcello Neves.
Thiago Silva assumiu um papel de líder, orientando os companheiros de clube e promovendo uma mentalidade vencedora na equipe Mesmo com uma carreira vitoriosa, evitou estrelismo e se dedicou a melhorar o desempenho coletivo do time.
Além disso, orientou outros defensores, como Thiago Santos, que se adaptou bem ao seu estilo de jogo. Inclusive, mesmo durante o período de sua lesão em outubro, ele continuou a impactar o time com suas orientações nos treinos.
Por último, apesar de um atrito com Felipe Melo, que gerou uma discussão, a tensão foi resolvida com um abraço após vitória diante do Palmeiras. Thiago também busca solicitar melhorias no CT e no bem-estar dos atletas, sendo um dos jogadores que utilizam câmaras hiperbáricas, uma tecnologia para prevenir lesões e ajudar na recuperação.