Foto: Arquivo/FFC

O Fluminense relembra, nesta segunda-feira, uma importante conquista em sua história. Há exatos 40 anos, no dia 16 de dezembro de 1984, o Time de Guerreiros vencia o Flamengo, no Estádio do Maracanã completamente lotado, para levantar a taça do bicampeonato carioca.

Fluminense garantiu vitória pelo alto

Depois de vencer o Vasco pelo placar de 2×0, o Flu teve pela frente o Flamengo, que havia batido o mesmo adversário por 1×0. O elenco tricolor, comandado por Carlos Alberto Torres, contava com nomes de peso, como Paulo Victor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes, Romerito, Assis, Washington, Tato e Paulinho, equipe considerada uma das maiores da história do Clube.

 
 
 

O único gol da partida, que garantiu a vitória e o título do Fluminense, saiu aos 30 minutos do segundo tempo. De cabeça, Assis colocou a bola nas redes para fazer a festa da torcida no Maracanã, que contou com um público de cerca de 155 mil pessoas.

Autor do gol, Assis foi consagrado como carrasco do Flamengo, visto que, um ano anos, também havia marcado na conquista diante do rival. “Recordar é viver, o Assis acabou com você”, era o cântico ouvido dos tricolor após o clássico.

A campanha do Fluminense

A trajetória do Tricolor até a conquista do título foi praticamente perfeita. Em 24 partidas, o time somou 16 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. Ao todo, foram 40 gols marcados e apenas 16 sofridos. Com a grande campanha, o Flu colocou no armário sua 26ª taça do Estadual. No ano seguinte, em 1985, a equipe voltou a ficar com o título, que, depois, só voltou a ser vencido em 2002.