Ideia do clube é ter jogos de pouco apelo no Estadual sendo disputados em Laranjeiras (Foto: Mailson Santana/FFC)

Sonho/promessa da gestão do Fluminense, a revitalização das Laranjeiras está mais uma vez adiada. Ela fica, conta o portal Lance, para 2025. Isso porque o recesso parlamentar iniciou na segunda-feira e o clube planeja modernizar a estrutura de sua sede com dinheiro que virá da venda do potencial construtivo local.

Projeto já redigido

De acordo com a reportagem, o texto para ser votado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ) já foi redigido pelo secretariado do executivo, revisado e rediscutido entre as partes. O clube informou a metragem do terreno, que terá o potencial construtivo vendido e transferido para outro ponto da cidade, quanto espera receber e o que pretende fazer com a verba.

 
 
 

Agora, o Fluminense aguarda ações da Prefeitura para que o Projeto de Lei (PL) seja encaminhado à CMRJ e votado entre os vereadores. A aprovação do PL depende dos votos de metade dos políticos da CMRJ e mais um.

Mesmo com os trâmites já serem tratados, o clube só retomará o sonho de revitalizar Laranjeiras em 2025. A Câmara voltará a atuar em fevereiro e o Fluminense tem a reeleição do vereador Carlo Caiado, atual presidente da CMRJ e tricolor declarado, como um trunfo.

A Prefeitura também se mostra disposta a ajudar o clube, como fez com Vasco e vem fazendo com o Flamengo em relação ao seu novo estádio.

O projeto de revitalização do Estádio das Laranjeiras está pronto e foi feito pela empresa Apiacás. A ideia não é aumentar a capacidade, mas reformar vestiário, área destinada à imprensa e deixar o estádio pronto para receber partidas de pequeno porte, como do Campeonato Carioca. Com a venda do potencial construtivo, a diretoria também pretende finalizar obras do CT Carlos Castilho na parte de hotelaria.

Próximos passos

Uma vez costurado e o texto redigido pelo secretariado da Prefeitura, Eduardo Paes precisa assinar e encaminhar o PL para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Baseado no que aconteceu com o Vasco, o projeto deve ser discutido em audiências públicas antes de ser, de fato, votado e aprovado com maioria simples.

Após esses trâmites que demandam tempo e paciência, o Fluminense poderá iniciar a venda do potencial construtivo de Laranjeiras. No entanto, as obras só poderão ser iniciadas após a publicação no Diário Oficial.