O Fluminense garantiu a sua permanecia na Série A diante de uma grande atuação contra o Palmeiras fora de casa. O Tricolor das Laranjeiras venceu pelo placar de 1 a 0 com gol de Kevin Serna, que ainda garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

Como chegou o Fluminense para o jogo deste domingo?

O Fluminense se livrou matematicamente do Z4 por apenas 15 minutos contra o Cuiabá. Na rodada passada, o Tricolor dependia dos tropeços de Criciúma e Red Bull Bragantino para não ter mais chances de descenso, porém o Massa Bruta bateu o Athletico e ampliou a disputa contra o descenso até a última rodada do Brasileirão.

 
 
 

O Tricolor das Laranjeiras viajou com o pensamento de que dependia apenas de si para permanecer na Série A. Um empate ou vitória garantia a equipe de Mano na Série A. Em caso de revés, dependia da derrota do Athletico-PR para o Atlético-MG ou do tropeço do Bragantino diante do Criciúma.

Escalação do Fluminense contra o Palmeiras

O Fluminense chegou em São Paulo com dois desfalques: Facundo Bernal não jogou devido ao acúmulo de três cartões amarelos recebidos e cumpre suspensão automática. Já a outra ausência foi o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que sentiu uma lesão no aquecimento do último jogo do Tricolor, contra o Cuiabá.

PH Ganso, por sua vez, retornou depois de cumprir uma partida de suspensão devido a sua expulsão conta o Athletico-PR. No entanto, Mano Menezes preferiu manter praticamente o time que bateu o Cuiabá na última rodada, com Nonato na vaga de Bernal.

• FábioSamuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Gabriel Fuentes; Martinelli, Nonato e Lima; Kevin Serna, Jhon Arias e Germán Cano.

Visão de jogo: Fluminense x Palmeiras

Primeira etapa

Para o primeiro tempo do duelo interestadual, o Fluminense teve um começo interessante. A equipe procurava ter mais a bola e isso proporcionou duas grandes chances antes dos cinco minutos, Thiago Silva acertou a trave de cabeça e Lima deu chute fortíssimo que contou com a defesa de Weverton.

Vale destacar que a estratégia de Mano Menezes deu certo. O meio-campo do Tricolor fez uma grande atuação, principalmente com Nonato. A equipe chegou até ter mais posse do que o Palmeiras em certo momento do tempo inicial, além ter ocupado muito bem os espaços.

Aos 36 minutos, o Fluminense abriu o placar com Kevin Serna. Nonato deu um belíssimo passe entre os defensores do Palmeiras e o atacante colombiano fez grande jogada para estufas as redes. Um dos melhores tempos do time em toda a temporada.

Segundo tempo

Diante do bom resultado, Mano Menezes manteve o mesmo time na segunda parte do duelo. No entanto, logo aos 6 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo Vanderlan estufou as redes para o Alviverde, porém a jogada foi anulada por impedimento.

O Palmeiras manteve a pressão e dava espaços. Com isso, aos 12 minutos, o técnico do Fluminense sacou Germán Cano do time e colocou o jovem Kauã Elias. A partir disso, o Tricolor passou a ter mais a bola e controlar melhor a partida.

Abel Ferreira colocou diversos atacantes no Verdão, diante disso, Mano promoveu a saída do melhor em campo Nonato e colocou o zagueiro Manoel. Agora a equipe passou a ser composta por três zagueiros, fazendo uma linha de cinco jogadores.

Kauã Elias e Lima ainda criaram duas boas chances de fora da área que contaram a defesa do arqueiro palmeirense. Kevin Serna, outro que fez uma grande partida neste domingo, deu sua vaga no time para entrada de Keno, que perdeu grande chance no finalzinho do jogo. O Palmeiras tentava uma pressão, mas a defesa tricolor, muito bem posicionada, não deixava passar nada.

Situação na tabela

O Tricolor das Laranjeiras termina a sua participação com 46 pontos dentro dos 38 jogos disputados. Na décima terceira posição, a equipe de Mano Menezes disputará a Copa Sul-Americana em 2025.

Próximo jogo do Fluminense

Agora o Fluminense joga apenas em 2025. O próximo jogo do Tricolor das Laranjeiras será no dia 11 de janeiro diante do Sampaio Corrêa-RJ, pelo Campeonato Carioca.