(Foto: Lucas Merçon/FFC)

Esta será a quinta vez na era dos pontos corridos que o Fluminense chegará na última rodada da competição com chance de cair para a Série B. Nas outras quatro vezes que isso ocorreu, o Tricolor se salvou, e a torcida espera que o mesmo se repita no próximo domingo. Relembre as anteriores.

2003 – No primeiro Brasileiro por pontos corridos, o Fluminense fez sua torcida sofrer. Mesmo com o regulamento só rebaixando dois clubes entre os 24 participantes, o time chegou a ficar algumas rodadas entre os dois últimos e rondou o Z-2 durante a reta final. Começou a última rodada em 20º lugar, apenas a dois pontos da Ponte Preta, 23º e primeira entre os rebaixados.

 
 
 

Porém, em um Maracanã com bom público e com Romário em campo, recebeu o Juventude, que apenas cumpria tabela. Romário teve atuação apagada e passou em branco, mas Marcelo marcou de cabeça e deu o triunfo salvador por 1 a 0.

2009 – A arrancada do Fluminense para fugir do rebaixamento em 2009 até hoje é dada como exemplo de “milagre”. Na reta final, o time venceu seis jogos seguidos e foi duelar contra o Coritiba, na última rodada, precisando apenas empatar no Couto Pereira. O Coxa, no entanto, precisava vencer para não cair, o que deixou a partida dramática. Com gol de Marquinho, o Flu abriu o placar no primeiro tempo, sofreu o empate e segurou a pressão na etapa complementar. No fim, ainda se deparou com a violência da torcida paranaense, mas voltou ao Rio de Janeiro aliviado.

2013 – Mesmo após ter sido campeão brasileiro em 2012, o Fluminense lutou contra o rebaixamento em 2013 até a última rodada. Tanto que, antes de 38ª ser iniciada, estava na 18ª colocação. O Tricolor venceu o Bahia, na Arena Fonte Nova, por 2 a 1, e escapou, mesmo com a combinação de resultados necessária não acontecendo. A fuga do rebaixamento se deu porque Portuguesa e Flamengo foram punidos pela escalação irregular dos atletas Héverton e André Santos, respectivamente.

2018 – Não se engane: a 14ª colocação de quando o Fluminense abriu a 38ª rodada apresentava muito risco de rebaixamento. Ainda mais porque o clube conseguiu emplacar uma sequência de 10 jogos consecutivos sem fazer gol – a pior de sua história. Na última rodada daquele Brasileirão, todas as combinações de resultados foram ruis para o Fluminense, mas ele fez a sua parte. Venceu o América-MG, no Maracanã, e permaneceu na primeira divisão.