O Fluminense enfrentará o Fortaleza, na sexta-feira, às 21h30, no Maracanã, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, com Raphael Claus no apito. A presença do árbitro paulista normalmente causa certo temor na torcida tricolor, mas o retrospecto tricolor em jogos com ele no comando em 2024 é até bom.
Foram três partidas até aqui. O Fluminense venceu uma e empatou as outras duas. Um dos empates, porém, selou a eliminação na Copa Betano do Brasil diante do Juventude.
A primeira partida que Claus apitou do Fluminense no ano foi diante do Atlético-MG, em Cariacica, pelo Brasileiro. Em campo, empate de 2 a 2. Resultado esse que se repetiu no jogo diante do Juventude e causou a queda tricolor na Copa do Brasil. O último foi no Fla-Flu, vencido pelo Time de Guerreiros por 2 a 0. O Flu, inclusive, teve um pênalti marcado a seu favor com o auxílio do VAR, mas Ganso perdeu a cobrança (o goleiro pegou).
No geral, aí sim o retrospecto é péssimo. Em 39 partidas que Raphael Claus apitou do Fluminense, o time venceu apenas dez, empatou sete e perdeu 22.