Brasileirão
Fluminense é um dos times que disputarão o Super Mundial de Clubes no ano que vem (Foto: Lucas Merçon - FFC)

A CBF anunciou, na última terça-feira, o calendário de 2025. Como novidade, o Campeonato Brasileiro terá início mais cedo, no começo de março. E situação essa que a entidade quer manter para os próximos anos, informa o site Uol.

Para a próxima temporada, a medida se dá por conta da realização do Super Mundial de Clubes da Fifa, que terá a participação de quatro brasileiros. São eles o Fluminense, o Flamengo e o Palmeiras, além de Atlético-MG ou Botafogo (quem vencer a Libertadores deste ano).

 
 
 

Mas o Super Mundial de Clubes em 2025 não é a única competição de seleções que haverá nas próximas temporadas. Tem ainda a Copa do Mundo em 2026, a Copa do Mundo feminina no Brasil em 2027, a Copa América em 2028, nova edição do Super Mundial de Clubes em 2029 e mais uma vez a Copa do Mundo em 2030.

Assim sendo, a gestão atual entende que a CBF não tem como deixar de reproduzir a solução encontrada para 2025. No próximo ano, o Brasileirão começará no dia 29 de março e terminará em 21 de dezembro. Os estaduais acontecerão entre 12 de janeiro e 26 de março.

Vale destacar especificamente que sobre a Copa do Mundo feminina em 2027, mesmo não afetando diretamente aos clubes do Brasileirão, traz consigo um compromisso da própria CBF, pois o Brasil é o país-sede. Os principais estádios ficarão a serviço da Fifa e a entidade nacional assinou um documento no qual se compromete a deixar a Copa feminina como única competição em curso para não haver concorrência ou desfio de foco.