Fluminense
Em teoria, vitória do Botafogo na Libertadores pode ajudar o Fluminense (Foto: Lucas Merçon/FFC)

A Fifa sorteará no dia 5 de dezembro os grupos do Super Mundial de Clubes. O Fluminense disputará a competição entre junho e julho do ano que vem e pode até ser cabeça de chave, conforme noticia a coluna do jornalista Rodrigo Mattos no site Uol. Mas isso ainda não está garantido. A final da Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo tende a influenciar diretamente na situação tricolor.

Fluminense cabeça de chave no Super Mundial?

Flamengo e Palmeiras deverão ser cabeças de chave pelas regras discutidas na Fifa. Ainda falta bater o martelo sobre o assunto. O Mundial terá 32 times, sendo seis sul-americanos. Além dos três já citados, terá River Plate (ARG), Boca Juniors (ARG) e Atlético-MG ou Botafogo. São 12 os europeus.

 
 
 

A Conmebol reinvindicou à Fifa que os campeões da Libertadores fossem cabeças de chave de quatro dos oito grupos na competição. A entidade máxima do futebol mundial ainda não tomou uma decisão oficial, mas indicou que aceitará parcialmente o pedido pela discussão em curso sobre o chaveamento.

A ideia é que os quatro sul-americanos e os quatro europeus melhor posicionados pelo ranking Fifa/Conmebol/Uefa ocupem as cabeças de chave. No caso da América do Sul seriam Flamengo (1º), Palmeiras (2º) e River Plate (4º). Aí que a decisão da Libertadores passa a pesar para o Fluminense.

Se der Atlético-MG, terceiro no ranking, o Galo fica com mais uma cabeça de chave. O Fluminense, quinto, ocuparia tal lugar em caso de vitória botafoguense na final do torneio continental.

Já os quatro europeus melhor posicionados no ranking a ocupar as demais cabeças de chave são Manchester City (ING), Real Madrid (ESP), Bayern de Munique (ALE) e Paris Saint-Germain (FRA).

Vale lembrar ainda que a Fifa não oficializou as regras para o chaveamento. Em seu regulamento, afirmou apenas que respeitaria critérios geográficos e de performance, mas ainda não explicou quais são. Porém, se não houver mudança na discussão atual, serão esses já explicados.