Fluminense disputará o Super Mundial entre junho e julho nos Estados Unidos (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Em reunião na última terça-feira, a CBF mostrou aos clubes o plano de calendário para 2025. Há três pontos principais, segundo noticia o jornalista Rodrigo Mattos, em sua coluna no site Uol: a antecipação do Campeonato Brasileiro para março, o início dos estaduais na primeira semana do ano e paralisação para o Super Mundial da Fifa, que terá a participação do Fluminense.

O plano foi aprovado pela maioria dos clubes da Comissão Nacional de Clubes (CNC), além dos convidados Flamengo e Palmeiras. Os clubes da CNC da Série A são Fluminense, Internacional, São Paulo, Fortaleza, Atlético-GO. Há ainda outros das Séries B, C e D. Falta ainda passar o plano pelo crivo de federações estaduais.

 
 
 

No novo modelo não há previsão de reduzir estaduais, mas a temporada começa mais cedo. O Super Mundial travava o calendário de 2025 por ocupar nove datas. A realização será de 15 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos. Quatro brasileiros estarão na disputa. Além de Fluminense, estão garantidos Flamengo e Palmeiras. O campeão da Libertadores deste ano, Atlético-MG ou Botafogo, juntar-se-á ao trio.

Desta maneira, informa Mattos, a solução da CBF foi antecipar todo o início da temporada. A previsão é que os estaduais comecem na semana dos dias 7 e 8 de janeiro. Para se ter uma ideia, em 2024 foi no dia 21. Só assim será possível manter as 16 datas dos torneios locais, casos principais do Carioca, Paulista e Gaúchão. A Federação Paulista assinou contratos de TV contando com essas datas.

Então, os jogadores terão férias no final do ano de 2024, mas a partir de 2025, as mesmas poderão ser divididas. Os Estaduais acabam em março, antes da Data Fifa, e no meio do mesmo mês começa o Brasileiro. Neste ano, o início foi em abril.

Já no meio do ano, haverá a paralisação do Brasileiro por um mês para o Super Mundial nos Estados Unidos, em junho e julho. A decisão da CBF foi tomada para não prejudicar os quatro clubes na disputa e manter a isonomia da competição. Assim, os demais que não estão classificados, poderão dar férias aos seus jogadores ou fazerem intertemporadas até mesmo fora do Brasil.

A CBF vai preservar as Datas Fifa de jogos dos clubes. Mas segue a possibilidade de jogos grudados das competições nacionais com as Datas Fifa.

Ao final do ano, o Brasileiro terá de se estender por dezembro para cumprir todas as datas perdidas com o Super Mundial. Então, vai se sobrepor à Copa Intercontinental. Isso foi avisado aos clubes, que concordaram porque não havia outra solução.

Esse plano indica o que pode ser o calendário futuro do futebol nacional com o Brasileiro sempre iniciando em março. Até porque há competições no meio do ano – Copa do Mundo e Copa América – em todas as temporadas até 2030.