Em entrevista coletiva logo após a vitória suada por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, o técnico Mano Menezes analisou a partida e admitiu que já esperava um jogo duro contra a equipe de Curitiba, se fechou com linha de cinco e deu muito trabalho ao ataque do Fluminense. O gol do triunfo, marcado por Germán Cano, só saiu aos 35 minutos da segunda etapa.
Mano Menezes diz que já esperava dificuldades contra o Athletico-PR
– A gente imaginava um jogo duríssimo, por tudo aquilo que vimos do Athletico quando preparamos o jogo e pela situação, porque você está a 10 jogos sem vencer e vem de uma derrota de 5 a 2, é óbvio que você vai fechar um pouco mais, é óbvio que você vai esperar mais e a gente preparou a equipe exatamente pra isso. Mas as dificuldades passam por tudo. Primeiro um pouquinho de ansiedade, o torcedor ajudou um pouco essa ansiedade aumentar porque queria que a gente acelerasse e não dá para acelerar o jogo quando uma equipe está postada com os 11 jogadores atrás da linha da bola esperando, com uma linha de cinco atrás, sem espaço pra você infiltrar. A gente tentou, às vezes fez certo, às vezes não fez tão certo. Então imaginávamos que teríamos que achar outras soluções, nos preparamos também pra isso. Bernal saiu porque sofreu uma falta que o árbitro inclusive não marcou no primeiro tempo. Cortou, inchou, estava fechando, isso estava dificultando ele, quase que fizemos ela já no intervalo – disse Mano, prosseguindo com a resposta:
– Mas aí voltamos, começamos a trabalhar um pouquinho melhor as bolas de lado, conseguimos fazer o lado mas não conseguimos preencher a área com mais gente pra igualar os três zagueiros deles lá dentro, então sempre tinha um zagueiro que tirava a bola e a gente soube melhorar e encontrar outros caminhos. Primeiro, quando saiu o Bernal nós colocamos o Keno na extrema e puxamos o Lima pra dentro. E depois esse jogador nosso estava sobrando para armar o jogo, eu não precisava dele para defender e o Marcelo pôde dar essa contribuição que ele tem de sobra, tem talento, enxerga o jogo como o Ganso enxerga. E uma bola mais qualificada fez com que a gente chegasse ao nosso gol, já tínhamos feito um antes, estava um pouquinho impedido. A gente teve muito mérito e o mérito se deu a diversos fatores, primeiro, trabalhar bem pra ter condição de jogar 90 minutos com esse nível de exigência, segundo para não ser afoito porque se tivéssemos sido afoito teríamos perdido o jogo no contra ataque. E terceiro a persistência, acreditar naquilo que a gente está fazendo. Acho que eles estão de parabéns, a gente tinha uma série de quatro jogos, nós tínhamos feito uma previsão, e hoje a gente fecha o terceiro jogo com 100% dos três e isso é muito mérito, muita maturidade também – encerrou.