Grupo do qual faz parte o Fluminense em acertos com Record, YouTube e Amazon Prime, além de ainda negociar o PPV (Foto: Lucas Merçon - FFC)

Sem a Liga Forte União (LFU), a Rede Globo vê o risco do canal Premiere, que transmite jogos no sistema de pay-per-view, ficar esvaziado a partir do Campeonato Brasileiro de 2025. É o que noticia o jornal Estado de S.Paulo. Isso porque a emissora tem acordo apenas com os clubes da Libra.

Levando-se em consideração a Lei do Mandante, a Libra dispõe, levando em consideração o cenário atual da distribuição de clubes da Primeira Divisão (quadro esse que poderá sofrer modificações para o ano que vem com os rebaixamentos e acessos da Série B), 152 jogos. Isso dá quatro jogos exclusivos por rodada. Assim, poderia ter dois em TV aberta, um no canal por assinatura SporTV e mais outro no fechado Premiere.

 
 
 

Os detentores de direitos do Brasileirão poderão escolher o jogo que querem transmitir quando o clube de seu bloco jogar em casa, conforme determinado pela Lei do Mandante.

A Libra, que fechou com a Globo, tem clubes como Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Bragantino, Atlético-MG, Grêmio, Bahia e Vitória, além do Santos, na Série B. Já a LFU tem mais clubes, além de camisas pesadas como Fluminense, Corinthians, Vasco, Internacional, Cruzeiro, Athletico-PR e Botafogo. Outros no bloco são Atlético-GO, Fortaleza e Cuiabá. Em divisões inferiores estão Sport, América-MG, Goiás, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Operário, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Botafogo-SP.

A LFU acertou a venda de dois pacotes para Record e YouTube, que transmitirão o mesmo jogo ao vivo. Já a Amazon passará uma partida exclusiva por rodada no streaming. Há ainda a disputa pelos jogos restantes no sistema PPV, com a Rede Globo interessada. Além dela, Warner Bros, Disney+, DAZN e Google também querem.

Como a Libra vendeu todos os seus direitos para a Rede Globo, a emissora conseguiria revigorar seu sistema de pay-per-view se fosse bem sucedida na compra também da LFU.

Veja abaixo como está a divisão atual e quanto foi investido por cada grupo de mídia na aquisição dos direitos de transmissão do Brasileiro a partir do ano que vem:

Arte: Estadão