FOTO DE MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O atacante Marcos Paulo surgiu como uma das grandes promessas das categorias de base do Fluminense. Cria de Xerém, o jogador chamou muita atenção por conta de sua qualidade nos times inferiores do Tricolor. Ele fez parte da geração que também revelou nomes como João Pedro, Calegari e Luiz Henrique.

Na temporada de 2019, a sua primeira como profissional na equipe, Marcos Paulo disputou 35 partidas, sendo 20 como titular, contabilizando seis gols e cinco assistências. No mesmo ano, o atacante, que tem dupla nacionalidade, chegou a ser convocado para defender a Seleção Portuguesa Sub-19.

Saída do Fluminense para a Europa

 
 
 

Já em 2020, Marcos Paulo acumulou 42 partidas com a camisa tricolor, com direito a oito gols e seis assistências. Dois anos depois de ser promovido, Marcos Paulo optou por assinar um pré-contrato com o Atlético de Madrid, da Espanha, e deixou o Flu em junho de 2021, ao término de seu contrato.

No entanto, o atacante sequer chegou a estrear com a camisa da equipe espanhola. Logo que foi contratado, ele foi emprestado ao Famalicão, de Portugal, onde disputou 20 partidas e marcou apenas um gol. Em 2023, o atacante voltou a ser emprestado, primeiro ao Mirandés, da Espanha, onde somou dois gols e duas assistências.

Retorno ao Brasil e grave lesão

Logo depois, ainda naquele mesmo ano, Marcos Paulo voltou ao futebol brasileiro para defender o São Paulo. Com a camisa da equipe paulista, o atacante marcou quatro gols e deu duas assistências em 29 partidas, se sagrando campeão da Copa do Brasil.

Ainda em 2023, depois de se envolver em uma polêmica no São Paulo ao discutir com o então treinador Rogério Ceni, Marcos Paulo acabou sofrendo, no mês de setembro, uma grave lesão: uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Em janeiro deste ano, ele assinou a rescisão contratual com os paulistas.

Durante o período de recuperação, a pedido do Atlético de Madrid, o jogador chegou a realizar tratamento no Fluminense, utilizando a estrutura do CT Carlos Castilho no mês de fevereiro.

Retomada da carreira na Europa

No mês de agosto, Marcos Paulo foi anunciado como reforço do RWD Molenbeek, que disputa segunda divisão da Bélgica. Já no último final de semana, ele viveu um momento especial na carreira.

Após ano um ano, um mês e cinco dias longe dos gramados por conta da grave lesão, o atacante ingressou ao longo do segundo tempo do empate do Molenbeek por 1×1 com o RAAL La Louvière, pela sétima rodada do torneio nacional – o clube de Marcos Paulo está na 1ª posição na tabela.

– Pior momento da minha carreira, sem poder fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol. Foi um processo longo, com muitas dúvidas. Diversas vezes eu tinha certeza que voltaria melhor que antes, assim como também pensei em largar tudo. Dias e noites chorando, aflito, tirando forças de onde já parecia não ter. Muitas pessoas me ajudaram nesse processo, primeiramente minha família, que sempre esteve comigo e nesse momento não seria diferente. Aos profissionais que me ajudaram, sou grato a cada um, aos meus amigos de verdade, a gratidão é eterna pq vocês foram muito importantes nesse momento e a todos que torcem por mim, o meu muito obrigado – desabafou Marcos Paulo na web.