Em entrevista coletiva, o presidente Mário Bittencourt falou sobre o planejamento do Fluminense para 2024 e deu detalhes sobre a preparação do clube para a Recopa Sul-Americana. No começo da temporada, o Tricolor abriu o ano levantando a taça inédita.
Bittencourt justificou o retorno antecipado dos titulares do Fluminense devido à decisão da Recopa. Segundo o presidente, Fernando Diniz contrariou a preparação física e a fisiologia para dar ritmo ao time antes da final continental.
Os titulares do Fluminense voltaram aos gramados na vitória por 4 a 1 sobre o Bangu, com apenas quatro dias de treinamento. No entanto, a decisão não foi a ideal para o físico dos atletas. Mário Bittencourt afirmou que a decisão foi tomada para priorizar a Recopa Sul-Americana.
Segundo o presidente do clube, se o Tricolor ficasse treinando por mais 20 dias, a LDU chegaria à decisão com mais ritmo de jogo.
— Se deixássemos o time ainda treinando 15, 20 dias, a LDU viria para o jogo mais jogado e a gente só treinando. Então, não sabemos, mas esse movimento que priorizamos ganhar a Recopa, porque era muito simbólico para nós, contra a LDU, no Maracanã. – Disse o presidente.
LDU tinha apenas um jogo na temporada
No entanto, a LDU também chegou ao primeiro jogo da Recopa com pouco ritmo em 2024. A equipe realizou apenas uma partida antes do duelo de ida contra o Fluminense pela competição continental.
Enquanto o Fluminense realizou um jogo oficial contra o Bangu, válido pelo Campeonato Carioca, a equipe adversária tinha enfrentado apenas a Universidad Católica, em um amistoso, antes do duelo contra o Tricolor. Antes do amistoso, o último jogo do clube havia sido em 17 de dezembro de 2023. Vale lembrar que em função da guerra civil no Equador naquele momento o início do campeonato nacional foi adiado.