O Botafogo é um freguês histórico do Fluminense, naquele que ficou conhecido com o Clássico Vovô, por ter sido o primeiro encontro entre grandes no futebol brasileiro. Mas recentemente, o Alvinegro tem sido um problema para o Tricolor, que luta para por fim a um jejum que incomoda a torcida.
São cinco derrotas seguidas para o time da estrela solitária. Soma-se a isso mais de dois anos sem vitória sobre o adversário. A última aconteceu em 26 de junho de 2022, 1 a 0, no Engenhão, gol de Manoel aos 36 minutos do segundo tempo. De lá para cá aconteceram seis jogos com cinco vitórias do Bota e um empate.
O que também incomoda é que três dessas cinco derrotas consecutivas ocorreram no Maracanã, onde o Fluminense é tradicionalmente muito forte. Chegou a hora de por fim a esse tabu e se afastar da zona de rebaixamento de uma vez por todas.
Na história, Flu e Bota se enfrentaram 391 vezes. O tetracampeão brasileiro e atual campeão da Libertadores e da Recopa venceu 143 enquanto o campeão nacional de 1995, 130. Aconteceram ainda 118 empates.