Em seminário realizado na tarde desta segunda-feira no auditório da Universidade Nove de Julho, em São Paulo, o Bom Senso FC sugeriu um novo modelo de calendário para o futebol brasileiro. Nele, as maiores novidades ficam por conta da criação da Série E do Campeonato Brasileiro (regionalizada) e a transformação dos estaduais em Copas (mata-mata).
No projeto do movimento, as competições organizadas pela CBF, as Séries A, B, C, D e E começariam em fevereiro (atualmente, o início é em abril). Já os Estaduais passariam a começar em junho ou julho (em vez de janeiro e abril).
Com isso, o Bom Senso tem a intenção de aumentar o número de partidas para os clubes pequenos e diminuir para os grandes. Isso acontecendo, jogadores que atuam por agremiações de menor investimento poderiam ter a oportunidade de assinar contratos mais longos.
Além disso, o movimento ainda tem na apresentação de sua proposta o respeito pelas Datas Fifa (dez, ao todo), diferentemente do que acontece com a CBF. Hoje, clubes perdem jogadores em competições quando estes são chamados para suas seleções.