O Fluminense teve grande chance de abrir o confronto das oitavas de final da Libertadores na frente, mas pagou caro pela necessidade de ter Esquerdinha na lateral com as lesões de Marcelo e Diogo Barbosa. Na noite desta terça-feira, o Tricolor chegou a fazer 1 a 0 no Grêmio, no Couto Pereira, mas perdeu por 2 a 1. Lima abriu o marcador e os gremistas viraram com Reinaldo batendo pênalti e falta infantis cometidas pelo jovem jogador do Flu.

Mesmo fora de casa, o Fluminense começou a partida tomando a iniciativa. Mano Menezes optou por mandar a equipe num 4-4-2 e funcionou nos minutos iniciais. O Flu ficava com a bola e propunha o jogo. Porém, num choque cabeça com cabeça, Martinelli precisou ser substituído antes da metade e o treinador optou por Keno em seu lugar. A característica, claro, mudou.

 
 
 

Com Keno, o Fluminense passou a ter dois jogadores mais abertos nas pontas (ele e Arias) e menos controle no meio. O Grêmio passou a sair mais e ameaçou em chutes de fora da área. Em suma, o primeiro tempo acabou com apenas uma chance clara e foi tricolor. Em cobrança de falta ensaiada, Samuel Xavier achou Jhon Arias e ele quase marcou todando na saída de Marchesín, mas Rodrigo Ely salvou em cima da linha.

No segundo tempo, o Fluminense voltou bem. Quando Keno sentiu um problema físico, Mano lançou Lima em seu lugar, reeditando a formação que havia começado. Ainda colocou Bernal na vaga de Alexsander. O Flu aproveitou o bom momento e Ganso achou lindo cruzamento para Lima abrir o marcador. Parecia que tudo iria andar bem. É… Parecia…

Porém, para a sorte do Grêmio, o Fluminense tinha Esquerdinha. O lateral-esquerdo resolveu dar aquela força ao time da casa. Foi de braço abertu numa bola boba e cedeu pênalti. Depois, cometeu falta infantil na lateral do campo. Em ambas, Reinaldo converteu em gol. Virada gremista na conta do juvenil jogador tricolor.

O Fluminense ainda ganhou a chance de jogar os últimos minutos com um a mais. Rodrigo Ely agrediu Ganso com um soco na barriga e o VAR corretamente chamou o árbitro Dario Herrera para ver. A decisão foi por cartão vermelho. Ainda assim, nada aconteceu. A volta é na próxima terça, no Maracanã.

O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Thuago Silva, Thiago Santos e Esquerdinha; André, Martinelli (Keno, 20′ do 1ºT (Lima, 10′ do 2ºT), Alexsander (Facundo Bernal, 10′ do 2ºT) e Ganso; Jhon Arias e Kauã Elias (John Kennedy, 40′ do 2ºT).