Após a vitória do Fluminense, no último domingo, sobre o Bahia, por 1 a 0, com gol do moleque de Xerém, Kauã Elias, o técnico Mano Menezes aproveitou para falar a respeito do aproveitamento de jogadores das categorias de base:
– Não sei os que têm dinheiro sobrando pra fazer compras, como querem. Você não. Tem que utilizar jogadores formados. Primeiro, porque a razão maior do trabalho de base é exatamente esse. Eu tenho uma tese que, acho que podemos jogar um pouquinho de número para cá, um pouquinho de número para lá, que na base de uma equipe de 60%, talvez 50, podemos discutir um pouquinho, são jogadores, tecnicamente, todos muito parecidos. Eles estão nos outros clubes e estão no nosso. Esses jogadores, todos, você trabalha para formar a base dos seus clubes – falou ele, que prosseguiu:
– Por que você faz isso? Para que o investimento que você tem, para contratar uma equipe, formar uma equipe, não seja tão grande que você não tem. Esses jogadores são muito qualificados, porque eles disputam todas as competições. Competições nacionais, estaduais, internacionais, e chegam muito bem preparados nos clubes, nos times principais. O que precisa para que eles se sustentem aí? Você precisa dar estabilidade a eles – finalizou.