Bicampeão brasileiro em 2010 e 2012, campeão carioca em 2012, da Copa da Primeira Liga em 2016, Gum é um dos jogadores mais vitoriosos da história do Fluminense. Agora com as chuteiras devidamente penduradas, acompanha o clube onde teve maior projeção e analisou o retorno de Thiago Silva.
– Momento importantíssimo. O Thiago Silva veio e, em termos de presença de público num estádio, foi a maior contratação da história numa apresentação de jogador brasileiro. A expectativa era muito grande por parte do torcedor, da imprensa, pelo que o Thiago Silva fez na carreira, pelo que vinha jogando na Europa, na Inglaterra, e chegou numa situação difícil. Acredito que, com a chegada dele, com Jhon Arias reforçando essa equipe, não só na parte técnica, mas muito no emocional, as coisas vão melhorar. É muita coisa ter um jogador do peso do monstro que é o Thiago Silva – avaliou.
Hoje com 38 anos, Gum vestiu a camisa tricolor 414 vezes. Foi titular em 407 e marcou 29 gols. Sua última partida foi dezembro de 2018, na vitória do Fluminense sobre o América-MG por 1 a 0, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Aquele jogo, com gol de Richard, manteve o Flu na elite do futebol nacional.