Mais uma atuação terrível do Fluminense. Na noite desta terça-feira (11), o Tricolor entrou em campo no clássico diante do Botafogo, pela oitava rodada da edição de 2024 do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputada no estádio do Engenhão, com a vitória do Alvinegro por 1 a 0.

Fernando Diniz fez a opção de iniciar o duelo promovendo o retorno de alguns jogadores que estavam fora por lesão, como no caso do lateral-direito Samuel Xavier e do zagueiro Manoel. Além disso, como Keno ficou de fora devido a uma virose e Jhon Arias está com a Seleção da Colômbia, Marquinhos e John Kennedy ocuparam as vagas de ambos no ataque.

 
 
 

A etapa inicial começou preocupante para o Tricolor das Laranjeiras. Um primeiro tempo tenebroso do Fluminense na temporada de 2024. O Alvinegro da Estrela Solitária teve diversas chances de estufar as redes do goleiro Fábio, principalmente numa chance originada após saída de bola errada de Paulo Henrique Ganso. O camisa 1, portanto, foi bem e impediu o tento de Júnior Santos.

A equipe de Diniz continuou praticando os mesmo erros na saída apoiada tradicional de seus times. O setor defensivo, bastante exposto, estava com uma marcação muito falha e dando diversos espaços para o adversário. O rival ganhava praticamente todas as bolas disputadas no alto, erro este que vem sendo comum ao longo deste ano.

Júnior Santos, mais uma vez, foi perigoso. O atacante do Botafogo saiu cara a cara com Fábio e finalizou na trave. Ainda assim, o Flu respondeu logo depois. Marcelo consegui cruzar na área, Marquinhos cabeceou, mas a bola também carimbou a trave. Esta, inclusive, foi a única boa chance do clube das Laranjeiras para marcar no primeiro tempo.

Para a segunda etapa, o treinador optou por não fazer alterações. No entanto, o cenário do primeiro tempo continuou. O adversário continuava pressionando a saída de bola, que resultavam em chances perigosas contra a meta do camisa 1 do Tricolor. Aos 17, as duas primeiras mudanças. Ganso e Cano deixaram o campo para promover as entradas de Isaac e Renato Augusto.

A equipe até ensaiou uma melhora, porém levou o gol logo em seguida, aos 20 minutos. Novamente na atual temporada o Fluminense levou um gol de cabeça. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Bastos ganhou a disputa da zaga do Flu e cabeceou sozinho para marcar o seu tento.

Na parte final do jogo, aos 33, o comandante foi para o tudo ou nada. Tirou Samuel Xavier, Manoel e Lima, colocando no campo Douglas Costa, Alexsander e Kauã Elias. Todavia, de nada adiantou, e o resultado permaneceu.

O Fluminense foi a campo neste noite com: Fábio; Samuel Xavier (Douglas Costa), Manoel (Alexsander), Marlon e Marcelo; Martinelli, Lima (Kauã Elias) e Paulo Henrique Ganso (Renato Augusto); John Kennedy, Marquinhos e Germán Cano (Isaac).

Diante de tal resultado, o Tricolor agora ocupa a 16ª posição no Brasileirão, com 6 pontos ganhos, quase na zona de rebaixamento. Os comandados de Fernando Diniz voltam a campo pela nona rodada da competição nacional. Neste sábado (15), às 21h (de Brasília), diante do Atlético Goianiense, no estádio do Maracanã.