Felipe Melo foi apresentado no Fluminense ainda no finalzinho do ano de 2021 para atuar na temporada de 2022. O veterano tinha um acerto com o Inter, porém o negócio não andou e ele acabou chegando em Laranjeiras.
O Tricolor estava interessado, como um pedido do ídolo Fred que ainda era jogador, e o coração do volante/zagueiro bateu mais forte. Vale lembrar que ele é de família tricolor, admitindo ser torcedor do clube em sua infância.
Durante a entrevista do seu anúncio como jogador do Fluzão, o defensor mudou a mentalidade do clube, que estava há 10 anos sem levantar um título. Ele declarou que o Flu é um clube gigante que chegava para brigar por títulos, como o a Libertadores, que ele levantou a taça junto de Nino em 2023:
– Eu chego aqui para brigar por Campeonato Brasileiro, Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Libertadores… Porque o Fluminense é gigante e todo clube gigante, o mínimo que tem que fazer é brigar por esses títulos – afirmou Felipe Melo em 2021, que atualmente é capitão do time com 100 jogos realizados e campeão da América.