O Fluminense enfrentou a equipe do Cerro Porteño (PAR), nessa quinta-feira, em duelo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O Tricolor tentou demonstrar um bom futebol e até conseguiu em alguns momentos, mas venceu no sufoco pelo placar de 2 a 1.

Os comandados de Fernando Diniz começaram a partida indo para cima, chutando e criando, onde logo no início, Cano obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa e depois marcou, só que impedido. Porém, já em seguida, aos 14 minutos, Marcelo acertou um belo chute de direita no ângulo para abrir o placar.

 
 
 

Parecia que o confronto ia ficar mais fácil para o clube das Laranjeiras, mas não foi o que aconteceu. Pouco tempo depois, aos 19, mesmo que em um lance meio duvidoso onde o time do Flu pediu uma falta em cima de Alexsander, a defesa vacilou em mais um jogo e o adversário empatou.

O Time de Guerreiros continuou tendo a posse de bola, indo para frente, entretanto em uma nova falha do sistema defensivo, a virada veio, mas para sorte da equipe, em posição irregular. O primeiro tempo chegou ao fim no 1 a 1 e com o Fluminense buscando o gol, mas encontrando dificuldades.

O treinador não realizou substituições no intervalo, mantendo os mesmos jogadores em campo, e assim como na etapa inicial, o Fluminense foi para cima. Contudo, os paraguaios continuaram fechados na parte de trás, fazendo cera e ganhando todo tempo possível que conseguiam.

Os minutos foram passando e o Tricolor criando chances, com a mais clara sendo através de um cruzamento de Guga na cabeça de Germán Cano, que testou mal para fora. Em contraponto, a demora para repor a bola em campo que o Cerro fazia permanecia bem alta.

Diante desse cenário, aos 25 minutos do segundo tempo as coisas mudaram, visto que o zagueiro Christian Javier Baéz recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Não passou muitos minutos para o clube das Laranjeiras aproveitar, e aos 29, após novo cruzamento de Guga, Ganso fez o 2 a 1.

Após o tento, Fernando Diniz colocou Felipe Andrade, Renato Augusto e John Kennedy, e a partir daí, o rival voltou a tentar jogar e a cera acabou. Entretanto, o Time de Guerreiros dessa vez não deu chances ao azar e conseguiu segurar a vantagem importante no placar final.

Com o resultado, o atual campeão da América chegou aos 11 pontos nessa primeira fase, garantindo a classificação antecipada para as oitavas de final e como líder de sua chave. O Flu foi a campo com: Fábio; Guga (Felipe Andrade), Antônio Carlos, Martinelli e Marcelo; Alexsander, Lima e PH Ganso (Renato Augusto); Jhon Arias, Keno (Isaac) e Germán Cano (John Kennedy).