A última etapa da licitação do Maracanã acontecerá nesta quarta-feira, no auditório da Secretaria da Casa Civil, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras. Neste dia serão abertas as propostas financeiras dos dois grupos no páreo após a avaliação da proposta técnica. São eles o consórcio formado por Fluminense e Flamengo, favorito a assumir o estádio pelos próximos 20 anos, e o Consórcio Maracanã para Todos, formado por Vasco e WTorre.
Será avaliado pela comissão da licitação o valor da outorga (dinheiro a ser pago ao estado para administrar o Complexo Maracanã) oferecido pelos postulantes. O mínimo para seguir na disputa pela concessão é de R$ 6.132.000,00. Quem oferecer mais leva 125 pontos, contra 115 da segunda maior oferta. O peso da proposta financeira é de 40% (a técnica vale 60%).
Tais pontos serão somados à pontuação da proposta técnica, vencida pela dupla Flu-Fla. O consórcio somou 117 pontos por ter conseguido atender a quase todos os quesitos. O Maracanã para Todos obteve 81. O Governo do Estado desconsiderou, por exemplo, o uso do estádio em jogos de Santos e Brusque. Assim, só foram contabilizadas as 34 datas ocupadas pelo Vasco, como lembra reportagem do O Globo.
O consórcio do Vasco, então, entrou com um pedido de mandado de segurança para impugnar e paralisar o processo de licitação. O Governo espera anunciar o vencedor da licitação no final do mês.