A situação de calamidade climática no Rio Grande do Sul levou que os clubes da Série A passassem a última segunda-feira em comunicação na busca de um consenso por paralisação do Campeonato Brasileiro. Ainda não houve unanimidade entre as agremiações. Além disso, informa a coluna do jornalista Danilo Lavieri, no site Uol, a CBF não tem certeza dessa ser a melhor ideia para o momento.
Presidentes e diretores de Internacional, Grêmio e Juventude conversaram com demais clubes explicando que não faz sentidos adiar apenas as rodadas do trio. Afinal, haverá um desequilíbrio no campeonato com o acúmulo das partidas deles lá na frente. Além disso, estão em condições até de treinar no momento.
Na segunda, o Internacional fez tornou público o pedido por meio da Federação Gaúcha, responsável pela interlocução com Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. O mandatário da entidade nacional ainda não está convencido da paralisação geral ser a melhor solução. Há dificuldades principalmente em relação ao calendário. Se só três equipes perderem partidas, é mais fácil encontrar uma janela para remarcação com eventuais datas nas quais estariam livres com eliminações no decorrer de torneios como a Copa Betano do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.
Caso todos os times tenham jogos cancelados, tais janelas serão mais raras. Além disso, a CBF não quer esticar o calendário por impactar no início de 2025, ano que terá o Super Mundial de Clubes. Durante a Copa América de 2024, os clubes já terão um terço do Brasileiro sem seus jogadores que forem convocados.
E não para por aí. Existem os compromissos comerciais com empresas que compraram direitos de transmissão e outros parceiros. Fora que a Conmebol também não irá parar todo o seu calendário. Neste cenário, pararia o Brasileirão, mas Libertadores e Sul-Americana seguiriam.
No momento, a decisão é adiar novamente alguns jogos da rodada do fim de semana. Assim, ficam indefinidos os seguintes jogos: Atlético-MG x Grêmio e Internacional x Juventude. Na rodada passada, outras três partidas foram adiadas: Grêmio x Criciúma, Juventude x Atlético-GO e Cruzeiro x Internacional.