(Foto: Lucas Figueiredo - CBF)

Thiago Silva deverá reforçar o Fluminense no meio do ano após deixar o Chelsea (ING). O zagueiro de 39 anos (completa 40 no dia 22 de setembro) falou recentemente em entrevista à ESPN sobre o “segredo” de sua longevidade. Afinal de contas, segue atuando em alto nível. De acordo com o defensor, não tem muito mistério. É trabalhar por isso e se cuidar muito.

— Segredo não tem! Para quem quer ampliar realmente a visão, não tem segredo. Se você não trabalha, dificilmente as coisas vão acontecer para você. Não adianta ter sonhos e objetivos e ficar na cadeira parado. Se você não tiver a iniciativa, a ação, as coisas dificilmente vão acontecer para você – disse, complementando:

 
 
 

— Parece que não, mas o tempo passa. Fisicamente eu sinto, faz parte. Eu tenho uma fisioterapia praticamente completa em casa. Muitas vezes os jovens acham que você está jogando dinheiro no lixo de ter que comprar alguma coisa de recuperação. Mas é o contrário! É um investimento na sua carreira. E todo investimento que eu fiz alongou a minha carreira.

Além da questão física, Thiago Silva admite que passou a olhar com carinho também para a alimentação. De acordo com o zagueiro, melhorar os hábitos alimentares ajudou a manter o seu desempenho no alto.

— À parte da minha fisioterapeuta e de ter meu fisioterapeuta particular, eu mudei muito a minha parte de alimentação. Eu comia mal, me alimentava pessimamente. Depois que tive um entendimento que a alimentação é meu combustível, é a mesma coisa de colocar uma gasolina adulterado no carro. Em algum momento o carro vai dar ruim. Se a gente estiver ingerindo alimentos que não são bons para o corpo, em algum momento vai dar ruim. Vai se machucar, ter uma série de lesões. A partir do momento que entendi que a alimentação era boa para mim, mudei completamente – falou.