Volante conhecido por ter uma técnica apurada e boa saída de bola, Gabriel Pires foi um dos reforços do Fluminense para a temporada. O jogador de 30 anos assinou até o fim de 2025. Porém, desde sua chegada, só atuou em duas partidas. Esteve em outras no banco mas tem sido ausência frequente em virtude de problemas físicos. Situação essa que viveu em seus tempos de Botafogo.
Por conta de dores no joelho direito, Gabriel Pires não viajou com o grupo para o Peru, onde a equipe tricolor fará sua estreia na Libertadores, quarta-feira, diante do Alianza Lima. Em entrevista ao NETFLU logo após a contratação do volante, o narrador da Botafogo TV, Carlos Eduardo Macri, havia alertado sobre o histórico de lesões do atleta durante a passagem pela equipe alvinegra.
— Convive muito frequentemente no departamento médico por questões musculares. Esse é o recorte de um ano e meio do Botafogo, não sei se foi algo pontual ou uma constante em sua carreira. Teve lesão de panturrilha de quase três meses fora. Não conseguiu ser presença frequente no Brasileiro do ano passado por conta das lesões. Isso tem de ser levado em consideração. Outro ponto negativo é de raramente fazer o simples, o fácil. Talvez até pela qualidade técnica, tenta mais vezes jogadas plásticas, o que aumenta a chance de erro. No Botafogo, teve alguns erros de passe que acabaram comprometendo. Em vez de passes simples, tentava um passe estrelar para deixar o companheiro na cara do gol, uma bola mais difícil, de três dedos, e, com a defesa, aberta, armava contra-ataques perigosos para o adversário – disse ao ser questionado sobre os pontos fracos do atleta.
Em contrapartida, Kadu Macri fez muitos elogios à capacidade técnica de Gabriel Pires, prevendo que ele poderia ser muito útil ao elenco do Fluminense.
— De início já dá para dizer que é uma boa contratação, ainda mais se tratando de um cara que vem a custo zero. Tem boa qualidade técnica, soma muito para o elenco. Jogador muito aguerrido no desarme e marcação, principalmente na marcação pressão. Para um time que marca alto, ele tem abordagem bem agressiva. Também tem um bom passe longo e curto, lançamentos. Tem grande visão de jogo – opinou.