Prejudicado pela arbitragem comandada pelo colombiano Andrés Rojas, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para a LDU (EQU), quinta-feira, no Casa Blanca, pela ida da Recopa Sul-Americana. O tom de todos após a partida foi de revolta. Na entrevista coletiva, Felipe Melo não poupou críticas. Questionado sobre a dificuldade de jogar na altitude de 2.850 metros de Quito, o zagueiro falou a respeito e seguiu afirmando que, além de um adversário forte, o Tricolor enfrentou também a arbitragem.
— O Fernando falou tudo. É difícil jogar aqui. Vim aqui muitos anos atrás aqui com a seleção brasileira e foi muito difícil. Vim aqui com o Palmeiras e foi difícil. Rival forte, dentro de casa se torna mais forte com a altitude. Então jogamos contra um rival forte, altitude e contra a interferência do árbitro. Eu falo pouco dos árbitros, porque errar é humano. Eu erro sempre e busco estar melhor. Mas hoje não foi erro. Aí cabe a interpretação de cada um de vocês (jornalistas). Não foi erro – disse, prosseguindo:
— Saímos com sensação amarga, mas entendemos que temos de trabalhar. Temos o jogo de volta no Maracanã e a torcida vai fazer aquilo que fez o ano passado, que é lotar o Maracanã. No Maracanã, somos muito mais fortes.
No fim da entrevista coletiva, Felipe Melo ainda mostrou clara irritação com a imprensa presente que não fez qualquer pergunta a respeito da arbitragem.