(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

A provável escalação do Fluminense para enfrentar o Madureira neste sábado, às 16h, no Maracanã, surpreendeu muitos torcedores. Não pela entrada de jogadores considerados reservas, mas pelo fato de o Tricolor poder ir a campo com uma formação pouco usual: 3-4-3.

A provável escalação divulgada pelo portal GE conta com: Felipe Alves; Felipe Andrade, Antônio Carlos e Diogo Barbosa; Alexsander, Lima, Gabriel Pires e David Terans; Douglas Costa, John Kennedy e Lelê, o que permite muitas variações e testes por parte do técnico Fernando Diniz.

 
 
 

Por exemplo, se quiser manter o 4-3-3 habitual, é possível. Felipe Andrade já fez a lateral direita e Diogo Barbosa é lateral-esquerdo de ofício. Neste sentido, uma possibilidade seria o recuo de Gabriel Pires como um defensor para fechar a zaga com Antônio Carlos.

O 4-4-2 clássico também é possível, talvez com Alexsander ou o próprio Felipe Andrade fazendo a lateral esquerda, com Diogo Barbosa atuando de zagueiro como fez nos minutos finais do empate com o Boavista por 2 a 2, em Saquarema. Douglas Costa ou JK poderiam recuar para armar e auxiliar Terans.

Seguindo o 3-4-3 como as notícias estão sendo veiculadas, não haverá alas de ofício. Resta saber quem ocupará esses espaços e quem será o terceiro zagueiro ao lado de Antônio Carlos e Felipe Andrade. Além disso, JK ou Lelê terá que jogar mais aberto, com o outro centralizado sendo a referência.