(Foto: Divulgação/Conmebol)

O portal GE revelou nesta segunda-feira (15) que a Conmebol arquivou o caso da confusão entre torcedores do Fluminense e Boca Juniors (ARG) perto da final da Libertadores de 2023, que foi disputada no dia 4 de novembro.

Em documento divulgado no último dia 12, a principal entidade do futebol sul-americano considerou que a reclamação dos argentinos não procedia já que tal situação era responsabilidade da próxima Conmebol e também das forças de segurança do Rio de Janeiro. Veja abaixo o que diz a nota:

 
 
 

“- A responsabilidade pela organização e segurança da final recaía sobre a Conmebol, portanto, não corresponde atribuir ao Fluminense Footbal Club a responsabilidade pelos incidentes ocorridos que tenham a ver com a organização e segurança do evento em geral.

– Os cinco casos denunciados que foram objetos do presente expediente disciplinar não devem ser imputados ao Fluminense Football Clube, atendendo o que ficou explícito nos autos, que as agressões cometidas contra os torcedores do Club Atlético Boca Juniors ocorreram fora dos âmbitos tutelados pelo Código Disciplinar da Conmebol, quer dizer, fora do âmbito de controle da organização da partida e, por consequência, do Fluminense Football Club.

– A responsabilidade sobre a segurança dos torcedores que se encontram fora dos anéis de segurança é claramente das forças de ordem pública, que detêm o poder de coerção e coação para evitar que ocorram incidentes como os relatados na denúncia.”