(Foto: Úrsula Nery/FERJ)

O Fluminense fará sua estreia na temporada de 2024 na próxima quinta-feira (18), diante do Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca. Entretanto, o elenco principal do Tricolor ainda segue de férias, e só deve atuar mais para frente na competição, após os rivais.

O regulamento do torneio proposto pela FERJ diz que os clubes devem utilizar suas equipes principais pelo menos a partir da quarta rodada. Entretanto, também fala que isso só acontece se não tiver um justo motivo, o qual o clube das Laranjeiras possui.

 
 
 

O Time de Guerreiros disputou o Mundial de Clubes no final de 2023, e com isso, ficou mais tempo jogando do que os demais rivais. A partir disso, necessitaram tirar pelo menos um mês de férias, o que atrasou o retorno. Atualmente, a reapresentação está prevista para o dia 23 de janeiro, enquanto a quarta rodada já seria no dia 28 do mesmo mês. Dessa forma, a tendência de escalação do time titular é para o dia 7 de fevereiro, na sétima rodada. Leia a parte do regulamento que aborda esse tema:

A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 4ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva – diz o artigo.