Mais uma vez, o Fluminense ficou pelo caminho na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na sexta-feira, a equipe tricolor perdeu por 3 a 2 para o Ituano, em São Carlos, e deu adeus à competição na fase 32 avos de final. Ainda assim, a repercussão não é negativa, segundo noticia o portal Lance.
Isso porque o Fluminense não disputou o torneio com o que tem de melhor na categoria sub-20. A média de idade do grupo era de 18,4 anos. A utilização dos jogadores mais novos remete ainda ao calendário de 2023.
Campeão da Libertadores, o Fluminense disputou o Mundial de Clubes na Arábia Saudita. Sua última partida foi no dia 22 de dezembro. Assim sendo, o elenco que disputou o torneio só se reapresentará na parte final de janeiro.
Por consequência, jogadores da base subiram para treinar com os profissionais que não estão de férias e fazem a pré-temporada para disputar as primeiras rodadas do Campeonato Carioca. Lembra ainda o site que o Fluminense tem a cultura de utilizar desde cedo atletas da base no profissional. Um bom exemplo é Alexsander. Aos 19 anos, poderia ter jogado a Copinha, mas já está integrado ao elenco e, neste momento, treina com a seleção sub-23 para a disputa do Pré-Olímpico.
Recentemente, jogadores vistos como joias foram vendidos cedo para clubes de fora, casos dos atacantes Matheus Martins e Kayky e do volante Metinho.