(Foto: Divulgação - FFC)

O Fluminense viveu um excelente ano em 2023. Afinal de contas, o time buscou o bicampeonato estadual e conquistou o inédito título da Libertadores. O portal ge elegeu os dez momentos mais marcantes da inesquecível temporada. Confira:

10º – Estreia Marcelo
A primeira partida no retorno do maior de todos os Moleques de Xerém teve participação importante do camisa 12. Marcelo reestreou pelo Fluminense na primeira rodada da Conmebol Libertadores, contra o Sporting Cristal, no Peru, e foi essencial para a virada do time em Lima. Marcelo deu um passe de trivela para Jhon Arias servir Cano e marcar o gol que colocava o Fluminense na frente no placar.

 
 
 

9º- Classificação contra o Olimpia
Do mata-mata na Conmebol Libertadores, a classificação em cima do Olimpia foi a menos conturbada para os tricolores. Por mais que os paraguaios tenham chegado às quartas de final depois de derrotar o Flamengo, o Fluminense não teve dificuldades e mostrou entrosamento com a dupla de ataque formada por Germán Cano e John Kennedy.

8º – Fluminense 5 x 1 River Plate
A maior derrota da história do clube argentino na Conmebol Libertadores aconteceu no Maracanã lotado. Por mais que o resultado não seja totalmente justo com o desempenho em campo, o resultado acachapante elevou a moral do time e torcida, que cantava cada vez mais alto que chegara a hora de conquistar a Libertadores. O resultado foi essencial para fazer com que o time encaminhasse a classificação para o mata-mata e ainda construísse um saldo de gols que foi importante para a primeira colocação no grupo.

7º – Chegada e apresentação de Marcelo
A principal contratação do Fluminense em 2023 foi o retorno de Marcelo ao clube. Não à toa o lateral-esquerdo multicampeão pelo Real Madrid foi recepcionado com festa por vários torcedores na chegada ao Rio de Janeiro e também na apresentação no Maracanã. Já falamos da reestreia dele, mas só o fato de o camisa 12 ter retornado ao clube em que foi formado já é grande o bastante para estar na sétima posição desta lista.

6º – Samuel Xavier decisivo
Metade dos gols que Samuel Xavier marcou pelo Fluminense em 2023 foi nas oitavas de final da Conmebol Libertadores. Com um chutaço de fora da área, foi ele quem garantiu que o time precisasse de uma vitória simples no Maracanã para passar de fase. Foi ele também o jogador que abriu o placar no tenso jogo da volta, quando acertou outro belo chute, dessa vez aos 41 minutos do segundo tempo, para aliviar o estádio.

5º – Semifinal do Mundial de Clubes
Disputando pela primeira vez um Mundial de Clubes organizado pela Fifa, havia a preocupação de chegar à decisão. Contra o Al Ahly, do Egito, o Fluminense não teve vida fácil e mostrou dificuldade no primeiro tempo. Os campeões africanos se mostraram os adversários mais difíceis que os vencedores da Conmebol Libertadores poderiam enfrentar na semifinal e fizeram jogo duro. Mas, no fim, Arias abriu o placar de pênalti e John Kennedy fechou, colocando o Fluminense na decisão.

4º – Gol do meio de campo
O gol que virou até verso de música do rapper Djonga não tem como ser ignorado. Germán Cano aproveitou o descuido da defesa e, de primeira, com o pé esquerdo, do meio de campo, encobriu Léo Jardim na vitória do Fluminense em cima do Vasco. Não tem muito o que falar sobre isso, só admirar.

3º – Bicampeão carioca
Se carece do mesmo prestígio de outros tempos, ninguém quer perder o Campeonato Carioca, ainda mais quando enfrenta o maior rival. O Fluminense precisava de uma virada jamais conquistada e fez até mais do que precisava ao derrotar o Flamengo por 4 a 1 no Maracanã. O primeiro gol de Marcelo no retorno ao clube foi justamente no encontro com a torcida em uma partida e serviu para abrir o placar da decisão.

2º – Virada contra o Inter
A noite em que “Tá Escrito” caiu na boca da torcida do Fluminense não tem como ser esquecida. E só não é o primeiro colocado porque o que veio depois foi ainda melhor para os tricolores. Todo o roteiro da semifinal da Conmebol Libertadores fez com que a vitória do Fluminense por 2 a 1 no Beira-Rio tornasse a classificação para a decisão ainda mais especial. Mesmo o empate no Maracanã no jogo de ida com um a menos teve sua importância.

A preocupação com o gol de Mercado no início do primeiro tempo em Porto Alegre e os três gols perdidos por Valencia construíram uma história que se fosse ficção poderia ser taxada de muito fantasiosa. Até que Cano empatou e John Kennedy virou para delírio dos tricolores.

1º – 4 de novembro
O que falar da final da Conmebol Libertadores? Quinze anos depois da decisão de 2008 contra a LDU. No Maracanã. Fluminense decidindo em casa. Partida resolvida só na prorrogação. John Kennedy brilhando. Quatro de novembro de 2023.