O Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou, na última terça-feira, no Diário Oficial do Estádio, o resultado da primeira parte da licitação do Maracanã. A etapa era de análise de documentos. Todos os três consórcios interessados em gerir o estádio pelos próximos 20 anos foram aprovados. O Fluminense e o Flamengo concorrem em parceria para manterem a administração do complexo, algo que já o fazem desde 2019 por meio de Termo de Permissão de Uso (TPU) temporários.
Além da dupla Fla-Flu, concorrem pela gestão do complexo (que inclui o Maracanãzinho), Vasco em parceria com a WTorre e a Arena 360, administradora do estádio Mané Garrincha.
Passada a primeira etapa, o Governo iniciará a fase dois. Numa data ainda não divulgada, segundo informa o jornal O Globo, serão anunciadas as pontuações técnicas de cada consórcio. Então, serão abertos os envelopes com as propostas financeiras. Estima-se que haja o anúncio da classificação final até o meio de 2024.
Também na terça, o Diário Oficial trouxe a informação que Fluminense e Flamengo administrarão provisoriamente o estádio a partir de 1º de janeiro. O prazo é de um ano ou até a conclusão da licitação permanente.