Em entrevista ao Charla Podcast, o diretor-executivo de futebol do Fluminense, Paulo Angioni, revelou que o clube tem encaminhada a contratação de Antônio Carlos. Aos 30 anos, o zagueiro, atualmente no Orlando City (EUA), teve passagem pelas categorias de base de Xerém. O site ge destacou como foi sua carreira até aqui. Confira!
De Xerém a algoz do Fluminense na Copinha
Caso seja anunciado oficialmente, Antônio Carlos de certa forma estará “voltando para casa”. Ele foi formado nas categorias de base do Fluminense, mas não chegou a se profissionalizar pelo clube. Antes de terminar a formação, atuou no Corinthians, clube pelo qual se tornou herói justamente contra o Flu.
Ele foi protagonista no título da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2012 ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 1, curiosamente sobre o próprio Fluminense, na final do torneio.
Do Avaí para o Flamengo
Sem oportunidades no time principal do Corinthians, Antônio Carlos foi emprestado ao Avaí, onde se destacou. Ele atuou pelo clube em 2014 e em 2015.
Saída rápida para a Ponte
A passagem pela Gávea durou pouco. Sem espaço com Muricy Ramalho, rescindiu o contrato de empréstimo que tinha com o Rubro-Negro até o fim de 2016 para reforçar a Macaca. Foi bem sob o comando de Eduardo Baptista.
Campeão brasileiro pelo Palmeiras
A passagem pela Ponte Preta, porém, também foi curta. Com a ida do técnico Eduardo Baptista para o Palmeiras, Antônio Carlos foi um dos reforços do Verdão para 2017. Na época, o então presidente da Ponte, Vanderlei Pereira, afirmou que queria manter o jogador, mas que a proposta do Palmeiras foi muito boa.
— O Antônio Carlos não era da Ponte, estava emprestado, aí recebeu uma proposta de R$ 180 mil de salário, mais R$ 2,5 milhões do Palmeiras, e acabou vendido – disse o dirigente em janeiro de 2017.
No Palmeiras, Antônio Carlos entrou em campo 86 vezes e anotou três gols. Ele foi campeão brasileiro com a equipe em 2018. A passagem do jogador pelo time paulista chegou ao fim em 2020.
Peça importante no Orlando City
Antônio Carlos foi emprestado ao Orlando City pelo Palmeiras em 2020. Após boa temporada pelo clube dos Estados Unidos, ele se firmou como titular e foi comprado em dezembro do mesmo ano. No ano passado, o zagueiro foi campeão pelo clube da US Open Cup, também conhecida como Copa dos Estados Unidos, uma das competições mais tradicionais do país.
Nesta temporada, Antônio Carlos disputou 24 jogos pelo Orlando City, marcando um gol e uma assistência. No clube, ele usa a camisa 25.
Antônio Carlos esteve perto de reforçar o Flu nesta temporada, mas não conseguiu liberação do Orlando City. A diferença para a negociação deste momento é que ele ficará livre no mercado no fim deste mês. O Orlando City tem uma cláusula que lhe permite estender o vínculo do zagueiro até 2024, mas o desejo do jogador de defender o Fluminense deve favorecer uma vinda ao Rio de Janeiro.