Ex-jogador revelado pelo Fluminense, onde teve duas passagens e foi campeão da Copa do Brasil em 2007, Carlos Alberto fez suas considerações a respeito de Fernando Diniz em entrevista ao Charla Podcast. O ex-meia fez, inclusive, uma comparação com José Mourinho. Sob o comando do técnico português, Carlos Alberto foi campeão da Champions League com o Porto (POR) na temporada 2003-04.
Carlos Alberto apontou a chamada de Fernando Diniz em John Kennedy antes dele entrar e fazer o gol do título tricolor na final da Libertadores frente ao Boca Juniors (ARG).
— Você lembra o que o Diniz fala para ele (John Kennedy na final da Libertadores)? “Você vai entrar e vai fazer o gol do título”. O treinador que dá essa confiança, guardadas as devidas proporções, o Mourinho também é assim – disse, prosseguindo:
— Sempre falava assim: “Faz igual você faz no treino”. O Diniz também fala coisas desse tipo. Se você tem a confiança do treinador, você vai embora. Agora, se o treinador não joga contigo…
Na soma das duas passagens pelo Fluminense, Carlos Alberto fez 102 jogos, 18 gols e deu sete assistências. Foi titular na campanha do título da Copa do Brasil em 2007.
Campeão com o Porto na Champions League, Carlos Alberto foi o autor do primeiro gol na final de 2003-04 contra o Monaco (FRA), vencida pelos portugueses por 3 a 0. O segundo foi de Deco, que anos mais tarde chegaria ao Fluminense, onde também marcou o seu nome com um título carioca (2010) e dois brasileiros (2010 e 2012).