(Foto: Mailson Santana/FFC)

Em busca do inédito título da Libertadores, o finalista Fluminense tem em Germán Cano sua principal esperança de gols. Artilheiro da competição com 12 bolas nas redes adversárias, o atacante chegou ao clube no ano passado de maneira até discreta antes de virar uma das peças mais importantes do time, conforme recorda reportagem do site ge.

Depois de defender o Vasco em 2020 e 2021, Germán Cano fechou seu ciclo no rival. A negociação com o Fluminense foi longa, contou com idas e vindas e o anúncio ocorreu em 12 de janeiro de 2022.

 
 
 

No rival, Cano fez 43 gols em 101 jogos. Além da sondagem pelo argentino, o Fluminense também fazia proposta por Ricardo Goulart, mais um jogador livre no mercado após rescindir com o Guangzhou Evergrande (CHI). Caso ele aceitasse a oferta, não haveria espaço no orçamento para os dois.

Porém, em 22 de dezembro de 2021, Ricardo Goulart sinalizou que preferia esperar por outras propostas e o Fluminense desistiu. Com pressa para reforçar, só havia orçamento para um grande investimento, independentemente da posição.

Àquela altura, Germán Cano já tinha ouvido sondagens e propostas. Clubes do Brasil e Oriente Médio o procuraram. O Fortaleza chegou a procurá-lo, mas se retirou para não entrar em leilão com o Fluminense. As duas diretorias têm boa relação nos bastidores.

Quando o Fluminense voltou suas atenções para Cano, o clube tinha a seu favor o projeto que mais interessava Cano. Além do aumento salarial, sua família, bem adaptada, não precisaria sair do Rio de Janeiro. Ao comprar a SAF do Botafogo, o americano John Textor chegou a sondar sua situação, mas considerou a pedida salarial alta demais para a realidade financeira alvinegra naquele momento.

Foram três semanas de negociação com o Fluminense e acordo selado verbalmente no dia 27 de dezembro. O anúncio oficial ainda demorou, porque Germán Cano pegou Covid-19. Ele foi confirmado como reforço no dia 13 de janeiro de 2022. Na apresentação, lembrou de Conca, que também saiu do Vasco e virou ídolo tricolor.

— Espero conseguir algo importante como ele conseguiu e ficar por muito tempo – disse.

Vale o recorte também para o rumo que tomou a carreira de Ricardo Goulart após recusar o Fluminense e abrir espaço para a chegada de Germán Cano. Fechou com o Santos, onde fez apenas quatro gols em sete meses. Depois passou pelo Bahia e a nunciou a aposentadoria em abril deste ano.