Nesta semana de Data Fifa, o elenco do Fluminense teve folga na segunda e terça-feira, e após treinarem por três dias consecutivos, repetirão o processo sábado e domingo. Em entrevista ao portal Lance!, o fisiologista do Tricolor, Juliano Spineti, comentou sobre a importância desse período sem treino.
– É muito importante promover descanso para uma plena restauração nos aspectos físico e emocionais. Em uma temporada de 11 meses, os atletas são submetidos a uma grande congestão de jogos, com uma grande carga externa de mídia, torcida, de jogos altamente competitivos, uma carga interna de treinos extremamente competitivos, de longa duração, alta exigência física, cognitiva, técnica, além de todo o processo de viagem. – disse ele.
Questionado sobre a grande quantidade de folgas que o elenco vem recebendo, Juliano explicou que dois dias seguidos ainda não são suficientes. Portanto, sempre que possível, é fundamental dar descanso aos atletas.
– O que a gente observa ao longo da temporada é que com dois dias, o atleta ainda não tem uma recuperação plena quando ele retorna de um jogo. Obviamente, o jogador tem capacidade de conseguir treinar e até jogar, mas ele não estará em 100% dele. O corpo não zerou em relação ao último estresse que ele foi imposto. Então quando é possível dar um período maior de recuperação, isso é muito importante e fundamental. – explicou.