Com presença garantida na final da Libertadores do dia 4 de novembro, contra o Boca Juniors (ARG), no Maracanã, o Fluminense vira a chave e volta a pensar no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, tem um confronto importantíssimo contra o Botafogo, líder na tabela de classificação, que pode diminuir a distância para o rival de 11 para 8 pontos de diferença.
É possível ainda sonhar com a possibilidade do título brasileiro? A história mostra que sim, embora a chance seja pequena. Desde o Campeonato Brasileiro de 2006, que passou a ser disputado com 20 clubes, a equipe que liderava a corrida pelo título na 25ª rodada conquistou o troféu
Só em 2009, quando o Flamengo acabou como campeão, houve uma reviravolta nas rodadas finais. O Rubro-Negro cortou uma diferença de oito pontos do líder Palmeiras e sagrou-se campeão. Na 25ª rodada, mesma atual, o rival era o 7º colocado. Hoje, o Flu é ocupa a 6ª colocação.
Caso consiga o feito, o Fluminense poderia se juntar ao Santos e ao Flamengo como os únicos clubes brasileiros campeões da Libertadores e do Brasileiro no mesmo ano. Difícil, sim, mas não impossível. Ainda mais para o Fluminense, que já mostrou inúmeras vezes em sua história que não há impossível.