Você sabia? Entre as várias ações de torcedores da Portuguesa na Justiça Comum para a devolução de quatro pontos no Campeonato Brasileiro, uma delas foi do filho do ex-presidente do clube Manuel da Lupa. Manuel da Conceição Ferreira Filho tentou, sem sucesso, reconduzir a Lusa à Primeira Divisão.
E isso vai além. Manuel da Lupa é o advogado do filho na ação. Porém, o juiz uiz da 2ª Vara Cível de São Paulo, Renato Acacio de Azevedo Borsanell, rejeitou o pedido e extinguiu o processo. A justificativa foi a falta de legitimidade, apesar da proximidade de ambos com o clube.
“Em que pese a talvez justa indignação do Autor na qualidade de torcedor do clube rebaixado de maneira polêmica pelo órgão fluminense, fato é que não lhe assiste a qualidade de parte legítima para a propositura da presente demanda. (…) Caberia ao clube prejudicado no julgamento do tribunal administrativo o ajuizamento da demanda, e não a um torcedor insatisfeito” escreveu o juiz em decisão.
Nota da redação: O “órgão fluminense” ao qual o juiz se refere é o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No entanto, o STJD não é do Rio de Janeiro, apenas é sediado na cidade. Mas é vinculado à CBF e tem auditores de todas as partes do país.