(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Com a torcida do Fluminense na expectativa pelo título inédito da Libertadores, o Mundial de Clubes do fim do ano na Arábia Saudita já tem seus demais representantes definidos. O vencedor da mais importante competição sul-americana estreará na semifinal e poderá ter o poderoso Al Ittihad (SAU) de craques como Benzema, Canté e Fabinho. Porém, há ainda outras duas possibilidades: o Al Ahly (EGI) e o Auckland City (NZL). O jornal Extra apresentou os possíveis oponentes do campeão da América do Sul. Confira a íntegra:

Al-Ahly
Dos três possíveis adversários, apenas o Al-Ahly é um velho conhecido dos brasileiros. O time egípcio, que se classificou por ser o campeão da Champions League da CAF, enfrentou o campeão da Libertadores nos últimos três anos. Em 2020, ganhou do Palmeiras na disputa pelo terceiro lugar do Mundial, em 2021, perdeu para o próprio time paulista na semifinal, e em 2022, perdeu para o Flamengo na disputa de terceiro lugar.

 
 
 

O Al-Ahly é uma das potências do futebol africano e dominam o continente, tendo, inclusive, mais títulos do que anos de existência: são 118 taças em 116 anos. O clube detém inúmeros jogadores egípcios e poucos são conhecidos em todo o mundo, mas o principal destaque é o goleiro El-Shenawy, líder do grupo e que disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Al-Ittihad
Embora não participe do Mundial de Clubes desde 2005, o Al-Ittihad, que se classificou por ser um representante do país sede, é o adversário que o campeão da Libertadores quer evitar. Afinal, o elenco do clube saudita conta com os craques mundiais Karim Benzema, ex-Real Madrid, N’Golo Kanté, ex-Chelsea, e Fabinho, ex-Liverpool.

O Al-Ittihad é um dos grandes rivais do Al-Nassr, time de Cristiano Ronaldo, e conquistou a última liga nacional, ficando dois pontos na frente do time do português. Essa foi a nona conquista do campeonato em sua história, o que não acontecia desde 2009. Nesta temporada, o time treinado por Nuno Espírito Santo está em terceiro com quatro vitórias e uma derrota.

Auckland City
Classificado para o Mundial de Clubes por ser campeão da Champions League da OFC, o Auckland City é o time com mais participações no Mundial de Clubes da Fifa — esta será a 11ª em 20 edições —, o campeão neozelandês conseguiu o terceiro lugar em 2014, quando o torneio foi disputado pela última vez no Marrocos. Um resultado surpreendente para um time que já foi eliminado sete vezes no jogo de estreia do Mundial.

Fundado em 2004, o clube já conquistou a Champions League da OFC 11 vezes, além de nove campeonatos da Nova Zelândia. Seu elenco não tem nomes tão conhecidos como o Al-Ittihad, mas possui o atacante argentino Emiliano Tade, maior artilheiro e assistente da história do clube, além de ser o atleta que mais vestiu a camisa do Auckland City.

O Fluminense enfrentará na semifinal da Libertadores o Internacional. A ida será no Maracanã e a volta, no Beira-Rio. Do outro lado estão Palmeiras e Boca Juniors.